Assim que você acaba de construir um site, você espera que as visitas cheguem. E o modo mais simples de obter visitantes é via busca orgânica. Busca orgânica é aquela gerada pelos mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo e outros.

E para que seu site seu indexado corretamente pelos robôs destes mecanismos, basta você enviar o mapa do seu site para eles. Os principais tem uma interface que permite isso. Vamos ver como fazer:

*Importante: é necessário ter conta em todos os sites abaixo para enviar o seu mapa, mas todas são gratuitas.

Google

A central do Google Webmasters possui uma grande variedade de recursos para proprieários de website. Além de enviar o seu sitemap, é possível, dentre outras coisas, ver as palavras-chave mais usadas para chegar em seu site, urls com erro, configurar mudança de endereço.

O primeiro passo é confirmar a titularidade do seu domínio. Isto pode ser feito via DNS, upload de arquivo para o seu site ou inserção de uma tag Meta no HTML do seu site. Assim que você confirmar a propriedade, acesse a opção Configuração do Site > Sitemaps. Agora basta apontar o caminho do seu mapa. Você pode apontar vários mapas, por exemplo, um para o blog, outro pro site, outro pro seu fórum. Depois isso, é só ficar de olho e acompanhar o seu desempenho.

Central do Webmaster: https://www.google.com/webmasters/tools/home?hl=pt-BR

Yahoo

O Yahoo Site Explorer não permite aos webmasters o envio de mapas, mas feeds, que segundo eles ajudam a rastrear o conteúdo. O serviço também dispõe de API para integração com seu site e selos para mostrar o status dos seus links.

Adicionar um site é simples e a confirmação de propriedade é feita com upload de arquivo ou com a tag Meta no seu HTML. Depois basta enviar o feed.

Yahoo Site Explorer: http://l.yimg.com/pv/static/misc/index.html

Bing

O Bing tem ganho um pouco de popularidade, então para garantir a visibilidade do seu site, envie o mapa lá também. O serviço possui os mesmos meios de autenticação que o Yahoo, sendo que o Bing oferece sim a possibilidade de envio de mapas – mas não de feeds. Há apenas um porém, pode-se enviar apenas um mapa.

Depois de feita, a autenticação, envie o seu mapa no item do menu Sitemaps. O bing também permite ver erros de url, palavras-chaves e outros relatórios sobre a popularidade do seu site.

Webmasters Tools Bing – http://www.bing.com/webmaster/

Dicas

Mesmo usando CMS como wordpress, joomla ou fóruns, a maioria deles traz plugins/extensões que geram mapas tanto para visibilidade de visitantes como para envio nos serviços sugeridos.

Em caso de sites comuns, existem alguns serviços que escaneiam o seu site gerando um mapa – que deve ser atualizado cada vez que seu site também for. Veja uma lista deles.

O importante é não deixar seu site de fora dos mecanismos de busca!

(Visited 6 times, 1 visits today)

9 Comments

  1. Avatar of Giovanni Giovanni 13 de julho de 2010 at 09:58

    Bom dia, excelente dica Angel. Trabalho como Analista de SEO e a maioria dos clientes não fazem isso.

    Reply
    1. Avatar of Angélica Cost Angélica Cost - Site Author 13 de julho de 2010 at 08:01

      Obrigada, Giovanni. As pessoas esquecem e depois se perguntam porque o Google não indexa o seu site.

      Reply
  2. Avatar of Silas Silas 14 de julho de 2010 at 06:49

    Para os blogueiros de plantão, um plugin que eu uso (e a grande maioria) é o Um ótimo plugin para o WordPress é o Google XML Sitemaps, ele notifica os bots sobre atualizações em seu site e agiliza a indexação dos buscadores.

    Reply
  3. Avatar of Jucara Lisboa Ferreira Jucara Lisboa Ferreira 7 de setembro de 2010 at 15:59

    Oi Angélica tudo bem. Fiquei muito feliz por ter recebido o teu convite para visitar o teu site novo. Prabéns pelas tua matérias principalmente essa que você colocou no site e vai me ajudar muito.
    Um beijo Jucara e boa sorte.

    Reply
  4. Avatar of Bruno Elisei Bruno Elisei 19 de novembro de 2011 at 12:21

    Pessoas, não consigo nem por decreto entrar no dmoz, alguem tem alguma dica, vale mandinga, encruzilhada, bater tambor, om mani padme hum, om mani padme hum…

    Reply
    1. Avatar of Angélica Angélica - Site Author 19 de novembro de 2011 at 14:03

      @twitter-55682986:disqus boa sorte, eu tenho tentando há anos e nada. Acho que é mais fácil conseguir ser editor do que ter um site aprovado.

      Reply

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *